terça-feira, 21 de julho de 2009

Oficina Introdutória



Precisamente no dia 18 de julho de 2009 foi a Abertura Oficial do Programa de Formação Continuada - Gestar II em Santa Cruz-PE, coordenada pelos formadores de Português e de Matemática. Esse primeiro encontro foi no prédio da Escola Municipal Anselmo Cordeiro Guimarães, em que foram convidados todos os professores de português e matemática da rede municipal, e também os professores desta Unidade de Ensino para conhecer o programa. Em seguida, eles iriam planejar suas ações na terceira unidade.
Na oportunidade, a diretora Júlia desejou boas vindas aos novatos, houve recentemente concurso público municipal, e por esse motivo não tinha ainda começado a Formação Continuada - Gestar II. Para dar início ao encontro, foi passado o vídeo "Educação e Vida" para posterior reflexão.
Antes de começar a apresentação do programa, a coordenadora Carmem Irene fez uma dinâmica de "construção de um boneco", para propiciar uma integração maior entre os participantes. Foi dividido a turma em dois grandes grupos. Foram dados os comandos através de fichas contendo o nome de cada parte/membro do corpo humano, a ser distribuido a cada componente do grupo. Cada cursista desenhou e colou sua parte na cartolina, montando o seu boneco. Nesse momento, foram feitas as devidas reflexões acerca da construção do mesmo, com as seguintes perguntas: Como vocês construiram o boneco? Existiu ou não interação entre o grupo? Construíram individualmente, cada qual a sua maneira? Houve harmonia entre os participantes? Embora o propósito do aplicador da dinâmica tenha sido voltado à reflexão do individualismo ou não na prática docente, possibilitou mesmo assim, uma visão crítica e positiva dos participantes, pois em meio a discussão houve posicionamento de que as diferenças no âmbito de trabalho existem, mas que todos caminham juntos no propósito maior, de oferecer aos discentes melhoria na educação.
Logo após, foi passado os slides do histórico do Gestar, os objetivos... A cada slide passado foram feitas intervenções pelos professores para sanar as possíveis dúvidas. Após esse momento, foi dado uma pausa para o "coffee break"; em seguida, a representante da Secretaria de Educação do Município, Graça Menezes, proferiu um discurso de motivação e incentivo aos professores para esse curso, desejando bons estudos e sucesso.
Dando continuidade, foi passado outro slide contendo a sistemática do curso/ementa das disciplinas de português e matemática. Houve participação dos presentes e questionamentos acerca da possibilidade da carga horária do curso ser ampliado em mais 60 horas para que este seja aprovado como uma pós-graduação. Requisitaram também um incentivo/ajuda de custo.
Para finalizar o encontro, entregamos o material (fascículos - TPs, AAAs) aos professores e uma atividade da página 13 do guia geral, para explorar as expectativas individuais quanto ao programa de formação continuada, e em que ele pode ajudar na sua formação como educador.
Concluimos os trabalhos do dia com a certeza de tarefa cumprida e motivados para o próximo encontro.
Os cursistas demonstraram interesse pelo curso, e até propuseram encontros coletivos para planejarem suas atividades em sala de aula.
Eis algumas colocações dos cursistas:

"Espero que esse programa contribua na minha formação e na prática em sala de aula, de forma que ofereça soluções para tantas dificuldades dos alunos em desenvolver a habilidade da leitura, escrita e interpretação de textos"

"Espero que esse programa forneça muitos subsídios na interligação teoria e prática dos envolvidos, com dinamismo e aprendizagem"

"Melhoria na qualidade de ensino-aprendizagem"

"Com certeza vai melhorar, vou poder crescer com os meus alunos, levar novas experiências, e ter mais rendimento escolar em minhas turmas"

"Descobrir novas maneiras de se trabalhar matemática na sala de aula"

"Ampliar meus conhecimentos, proporcionando maior possibilidade de desenvolver um trabalho positivo. Contribuindo assim, para ampliar a visão de mundo dos educandos e suas habilidades"

"No crescimento profissional e na atualização de conhecimentos a serem trabalhados em sala de aula"

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:
`A Gestora do Município, Eliane Soares; à Secretaria de Educação: Francisca Timóteo (Secretária), Nazarete Guimarães (Apoio Administrativo), Graça Menezes (Assessora da Secretária), Gracinha, Maciel e Júlia, pelo apoio que estão nos dando e por acreditar em nosso trabalho.


Memorial

Santa Cruz da Venerada, 2009. Exatamente no ano de 2002 apareceu uma oportunidade para trabalhar. Comecei minha vida profissional nesta cidade, em uma escola do município: Anselmo Cordeiro Guimarães, como coordenadora pedagógica, conciliando minha faculdade em Petrolina e indo toda semana a Santa Cruz, percorrendo quase 300 quilômetros de distância, semanalmente. Com isso, percebi que tinha que contribuir e estudar muito para desempenhar melhor minha função. Não foi fácil, e pude estar diante de dificuldades, mas nunca deixei que elas tomassem conta de mim, pois tenho como guia maior nosso Pai Celestial: Deus.
Estava diante de pessoas que me ajudaram e me orientaram: Júlia (vice-diretora) e Ubiratan (diretor). Desempenhei conforme recebia orientações e buscando o melhor de mim. Continuei a caminhar...trabalhar....estudar.
Apareceu também uma oportunidade única: a de lecionar, isso já no último ano da faculdade, então pude firmar mais dias em Santa Cruz, pois estava colocando em prática os ensinamentos que recebi na faculdade. Comecei a lecionar a disciplina de inglês na Escola Estadual Elvira Granja de Souza - ensino médio, na mesma cidade. É tão bom e gratificante você ouvir dos alunos que a matéria que mais gostam é o inglês. Foi uma experiência marcante. E cada vez mais queria aprender e buscar caminhos para melhorar minha prática em sala de aula, haja vista, entrei em um curso de inglês na "Cultura Inglesa", contribuindo assim para minha formação e, consequentemente, fiz especialização em Língua Inglesa, pela Universidade de Pernambuco/Petrolina. Lembrando que terminei o ensino fundamental e médio em escola pública.
Passaram-se os anos, e finalmente ingressei em um concurso público. Mas, como professor não pára, fui parar no estado da Bahia, estou com dois anos - funcionária efetiva do estado como professora de inglês. E lá pude conhecer uma pessoa importante que tenho como referência e espelho para aprimorar minha função: a coordenadora Juscelita Rosa, da mesma escola na qual eu trabalho - Escola Estadual João Matos. Aprendi e aprendo muito com suas experiências, e levo esses ensinamentos para a escola Anselmo Cordeiro. Nesse sentido, melhorei muito e sinto-me realizada em desempenhar essa função, certa de que a simplicidade e humildade são fatores imprescindíveis para o aprimoramento pessoal e profissional.
Dentre as múltiplas funções que a escola exerce, ela é também um espaço propício para a formação profissional do professor, ou mesmo, formação continuada. Procuramos reservar um tempo para trazer indagações e reflexões acerca da prática pedagógica do professor. E olha que tomei gosto por essa função, não me vejo fora desse contexto. E foi nesse espaço, que deitei e rolei paixão pela língua portuguesa através de projetos educativos, mas precisamente no ano de 2008, em que desenvolvemos projetos de leitura em cima de gêneros textuais. Entretanto, todos da escola se empenharam por esse projeto para aumentar o nível de leitura e interpretação dos alunos. E, quando falo em formação continuada, mas precisamente no Gestar II. foi no estado da bahia que tomei conhecimento desse projeto e soube que o município de Santa Cruz havia aderido ao programa. Insisti, lutei e hoje estou aqui, construindo novos saberes e ansiosa pelo início da formação. Sei que nossa formação é contínua e a cada dia aprendemos muito, e tenho certeza que o GESTAR II vai me proporcionar experiências valiosas.
Finalizando, não podia deixar de lembrar o título do blog: PROCURANDO ACERTAR, pois é nessa perspectiva que humildemente percorro minha caminhada: acreditando....lutando....desafiando....

"A humildade exprime, uma das raras certezas de que estou certo: a de que ninguém é superior a ninguém" Paulo Freire

domingo, 19 de julho de 2009

Co-produções

COMO TER SUCESSO EM UMA PESCARIA EM 10 PASSOS

1. Observe se o céu é o de azul anil.
2. Não esqueça o anzol, a linha e a isca
3. Escolha um local em que a água faça espuma
4. Acomode-se
5.Mergulhe a linha de modo que a agulha fique na posição vertical
6. Não faça ruído algum
7. Espere o tempo que for necessário
8. Se o mar estiver para peixe, em breve, você sentirá um arranco na linha
9. Recolha a linha, retire o anzol da garganta do peixe, segure-o firmemente para que ele não volte à agua
10. Dirija-se à areia, exponha-o ao sol e limpe-o cuidadosamente.

VOCE AGORA É UM PESCADOR!!!

Equipe: Ana Paula, Betânia, Edvânia Maria, Mércia