terça-feira, 21 de julho de 2009

Memorial

Santa Cruz da Venerada, 2009. Exatamente no ano de 2002 apareceu uma oportunidade para trabalhar. Comecei minha vida profissional nesta cidade, em uma escola do município: Anselmo Cordeiro Guimarães, como coordenadora pedagógica, conciliando minha faculdade em Petrolina e indo toda semana a Santa Cruz, percorrendo quase 300 quilômetros de distância, semanalmente. Com isso, percebi que tinha que contribuir e estudar muito para desempenhar melhor minha função. Não foi fácil, e pude estar diante de dificuldades, mas nunca deixei que elas tomassem conta de mim, pois tenho como guia maior nosso Pai Celestial: Deus.
Estava diante de pessoas que me ajudaram e me orientaram: Júlia (vice-diretora) e Ubiratan (diretor). Desempenhei conforme recebia orientações e buscando o melhor de mim. Continuei a caminhar...trabalhar....estudar.
Apareceu também uma oportunidade única: a de lecionar, isso já no último ano da faculdade, então pude firmar mais dias em Santa Cruz, pois estava colocando em prática os ensinamentos que recebi na faculdade. Comecei a lecionar a disciplina de inglês na Escola Estadual Elvira Granja de Souza - ensino médio, na mesma cidade. É tão bom e gratificante você ouvir dos alunos que a matéria que mais gostam é o inglês. Foi uma experiência marcante. E cada vez mais queria aprender e buscar caminhos para melhorar minha prática em sala de aula, haja vista, entrei em um curso de inglês na "Cultura Inglesa", contribuindo assim para minha formação e, consequentemente, fiz especialização em Língua Inglesa, pela Universidade de Pernambuco/Petrolina. Lembrando que terminei o ensino fundamental e médio em escola pública.
Passaram-se os anos, e finalmente ingressei em um concurso público. Mas, como professor não pára, fui parar no estado da Bahia, estou com dois anos - funcionária efetiva do estado como professora de inglês. E lá pude conhecer uma pessoa importante que tenho como referência e espelho para aprimorar minha função: a coordenadora Juscelita Rosa, da mesma escola na qual eu trabalho - Escola Estadual João Matos. Aprendi e aprendo muito com suas experiências, e levo esses ensinamentos para a escola Anselmo Cordeiro. Nesse sentido, melhorei muito e sinto-me realizada em desempenhar essa função, certa de que a simplicidade e humildade são fatores imprescindíveis para o aprimoramento pessoal e profissional.
Dentre as múltiplas funções que a escola exerce, ela é também um espaço propício para a formação profissional do professor, ou mesmo, formação continuada. Procuramos reservar um tempo para trazer indagações e reflexões acerca da prática pedagógica do professor. E olha que tomei gosto por essa função, não me vejo fora desse contexto. E foi nesse espaço, que deitei e rolei paixão pela língua portuguesa através de projetos educativos, mas precisamente no ano de 2008, em que desenvolvemos projetos de leitura em cima de gêneros textuais. Entretanto, todos da escola se empenharam por esse projeto para aumentar o nível de leitura e interpretação dos alunos. E, quando falo em formação continuada, mas precisamente no Gestar II. foi no estado da bahia que tomei conhecimento desse projeto e soube que o município de Santa Cruz havia aderido ao programa. Insisti, lutei e hoje estou aqui, construindo novos saberes e ansiosa pelo início da formação. Sei que nossa formação é contínua e a cada dia aprendemos muito, e tenho certeza que o GESTAR II vai me proporcionar experiências valiosas.
Finalizando, não podia deixar de lembrar o título do blog: PROCURANDO ACERTAR, pois é nessa perspectiva que humildemente percorro minha caminhada: acreditando....lutando....desafiando....

"A humildade exprime, uma das raras certezas de que estou certo: a de que ninguém é superior a ninguém" Paulo Freire

Um comentário:

  1. Olá,
    É isto aí, amiga, COMUNICAR é preciso...
    PARABÉNS!Fico feliz por vc. Está ótimo! Estarei sempre visitando.
    Também estou com saudades.
    Um cheiro,
    Juscelita

    ResponderExcluir