terça-feira, 21 de julho de 2009

Oficina Introdutória



Precisamente no dia 18 de julho de 2009 foi a Abertura Oficial do Programa de Formação Continuada - Gestar II em Santa Cruz-PE, coordenada pelos formadores de Português e de Matemática. Esse primeiro encontro foi no prédio da Escola Municipal Anselmo Cordeiro Guimarães, em que foram convidados todos os professores de português e matemática da rede municipal, e também os professores desta Unidade de Ensino para conhecer o programa. Em seguida, eles iriam planejar suas ações na terceira unidade.
Na oportunidade, a diretora Júlia desejou boas vindas aos novatos, houve recentemente concurso público municipal, e por esse motivo não tinha ainda começado a Formação Continuada - Gestar II. Para dar início ao encontro, foi passado o vídeo "Educação e Vida" para posterior reflexão.
Antes de começar a apresentação do programa, a coordenadora Carmem Irene fez uma dinâmica de "construção de um boneco", para propiciar uma integração maior entre os participantes. Foi dividido a turma em dois grandes grupos. Foram dados os comandos através de fichas contendo o nome de cada parte/membro do corpo humano, a ser distribuido a cada componente do grupo. Cada cursista desenhou e colou sua parte na cartolina, montando o seu boneco. Nesse momento, foram feitas as devidas reflexões acerca da construção do mesmo, com as seguintes perguntas: Como vocês construiram o boneco? Existiu ou não interação entre o grupo? Construíram individualmente, cada qual a sua maneira? Houve harmonia entre os participantes? Embora o propósito do aplicador da dinâmica tenha sido voltado à reflexão do individualismo ou não na prática docente, possibilitou mesmo assim, uma visão crítica e positiva dos participantes, pois em meio a discussão houve posicionamento de que as diferenças no âmbito de trabalho existem, mas que todos caminham juntos no propósito maior, de oferecer aos discentes melhoria na educação.
Logo após, foi passado os slides do histórico do Gestar, os objetivos... A cada slide passado foram feitas intervenções pelos professores para sanar as possíveis dúvidas. Após esse momento, foi dado uma pausa para o "coffee break"; em seguida, a representante da Secretaria de Educação do Município, Graça Menezes, proferiu um discurso de motivação e incentivo aos professores para esse curso, desejando bons estudos e sucesso.
Dando continuidade, foi passado outro slide contendo a sistemática do curso/ementa das disciplinas de português e matemática. Houve participação dos presentes e questionamentos acerca da possibilidade da carga horária do curso ser ampliado em mais 60 horas para que este seja aprovado como uma pós-graduação. Requisitaram também um incentivo/ajuda de custo.
Para finalizar o encontro, entregamos o material (fascículos - TPs, AAAs) aos professores e uma atividade da página 13 do guia geral, para explorar as expectativas individuais quanto ao programa de formação continuada, e em que ele pode ajudar na sua formação como educador.
Concluimos os trabalhos do dia com a certeza de tarefa cumprida e motivados para o próximo encontro.
Os cursistas demonstraram interesse pelo curso, e até propuseram encontros coletivos para planejarem suas atividades em sala de aula.
Eis algumas colocações dos cursistas:

"Espero que esse programa contribua na minha formação e na prática em sala de aula, de forma que ofereça soluções para tantas dificuldades dos alunos em desenvolver a habilidade da leitura, escrita e interpretação de textos"

"Espero que esse programa forneça muitos subsídios na interligação teoria e prática dos envolvidos, com dinamismo e aprendizagem"

"Melhoria na qualidade de ensino-aprendizagem"

"Com certeza vai melhorar, vou poder crescer com os meus alunos, levar novas experiências, e ter mais rendimento escolar em minhas turmas"

"Descobrir novas maneiras de se trabalhar matemática na sala de aula"

"Ampliar meus conhecimentos, proporcionando maior possibilidade de desenvolver um trabalho positivo. Contribuindo assim, para ampliar a visão de mundo dos educandos e suas habilidades"

"No crescimento profissional e na atualização de conhecimentos a serem trabalhados em sala de aula"

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:
`A Gestora do Município, Eliane Soares; à Secretaria de Educação: Francisca Timóteo (Secretária), Nazarete Guimarães (Apoio Administrativo), Graça Menezes (Assessora da Secretária), Gracinha, Maciel e Júlia, pelo apoio que estão nos dando e por acreditar em nosso trabalho.


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