sábado, 15 de agosto de 2009


Relatório das Oficinas - TP3


No dia 01 de agosto de 2009, foram realizadas mais duas oficinas do Gestar II - Língua Portuguesa com os cursistas de Santa Cruz - PE, partindo do Caderno de Teoria e Prática(TP3) Gêneros e Tipos Textuais - Unidades 9 e 10, que traz como objetivo relacionar gêneros textuais e competência sociocomunicativa, identificando características próprias de um gênero textual. Essa oficina iniciou às 08:00h no prédio da Escola Anselmo Cordeiro Guimarães.
Iniciamos o encontro com o texto "Abraçódromo" para propiciar maior integração entre os presentes, lembrando para não confundir com o "bodódromo(em Petrolina-PE): momento de descontração. No final da leitura, todos se abraçaram e com certeza sentiram-se confortáveis. Percebi assim, uma boa receptividade e alegria contagiante. Fizemos reflexões a cerca da coletividade em nosso trabalho, entendemos que precisamos de fato, estar unidos; abraçando a proposta do Gestar, cumprindo os objetivos propostos: participação, frequência e estudos. Na oportunidade, a Secretária de Educação - Francisca Timóteo - fez-se presente a manhã toda, onde expressou seu apoio a essa formação, participando e vendo de fato o Gestar II acontecendo, deixando palavras de incentivo, elogios, agradecimentos e também finalizou com informes do vestibular PROGRAPE. Em seguida, o grupo foi dividido, destinando-se às salas de Português e de Matemática.
Foi passado o video "Entre a imagem e a palavra" de Luiz Antonio Marcuschi para discussão e reflexão, enfatisando que o trabalho do professor embasou também na confecção dos TPs. Mostrei os "Envelopes da Linguagem" confeccionados e coletados por mim, e solicitei a cada grupo que selecionasse e definisse os critérios para a separação dos textos. Para dar mais sentido à dinâmica, passei o video "Gêneros textuais e Escola", explicitando a matéria. Expliquei a teoria dos gêneros textuais, que segundo Marcuschi(2003), "gênero(textual, de texto, discursivo, do discurso) - trata-se de textos orais ou escritos materializados em situações sociocomunicativas recorrentes. Como tal, os gêneros são formas textuais escritas ou orais bastante estáveis, histórica e socialmente situadas. Aprofundando mais o assunto passei os slides "Gêneros textuais: definição e funcionalidade, e fazendo também uma observação histórica do surgimento dos gêneros que, se multiplicaram nas culturas, surgindo novas formas de comunicação, tanto na oralidade como na escrita. Bakhtin (1997) já falava `transmutação`dos gêneros e na assimilação de um gênero por outro gerando novos.
Nesse momento, utilizei a mesma metodologia utilizada na formação em Recife- PE, onde entreguei uma cópia para cada cursista, o texto "Os dois garotos...."texto 8 - TP 3 unidade 9. Em seguida, pedi a um voluntário que fizesse a leitura oralmente e iniciamos comentários questionando-os: há narração no texto? onde? há descrição no texto? onde? A partir das conclusões, verificamos a heterogeneidade tipológica de texto.
GRUPO 1 - vender a casa
GRUPO 2 - comprar a casa
GRUPO 3 - tentar tombar a casa
GRUPO 4 - alugar a casa
A socialização dos grupos foi feita, com suas produções, analisando qual gênero e tipologia textual presentes. Eis as seguintes criações dos nossos cursistas:
GRUPO 1 - Vende-se uma casa com primeiro andar; estrutura ampla, com parede lateral revestida com pedras, contendo três quartos no andar superior, sendo um revestido de mármore e com closet, um escritório, sala de jantar, sala de estar, cozinha, garagem e jardim bem conservados.
Equipe: Dvanete Nunes, Meyry Laécia, Patrícia Antunes.
GRUPO 2 - O Centro de Idosos de Santa Cruz (CCI) está interessado na compra de um imóvel com jardim, uma casa ampla e com uma garagem. Preferencialmente distante, meio quilômetro da casa mais próxima, em uma área tranquila que possa proporcionar aos idosos um lazer harmonioso.
Equipe: Francisca Claudevânia, Jackson Amorim, Maria Eva
GRUPO 3 - Os garotos começam a procurar uma maneira de roubar a casa, justamente aquela pertencente à mãe de um deles.
Francisco: - Eduardo, que dia podemos chegar para que sua mãe não perceba?
Eduardo: - Calma, amigo! A minha mãe nunca está nas quintas-feiras.
Os meninos começaram a observar cuidadosamente para que nada desse errado. Começaram a fazer planos.
Francisco: - Eduardo, você fala isso, fala aquilo, mas você já decidiu como e o que vamos roubar?
Eduardo: - Nós vamos entrar pela porta lateral, que nos leva até a garagem, lá tem três bicicletas. Nós pegamos uma para cada um. A porta está sempre aberta, não vai ter problema!
Eduardo fez um mapa das passagens e tudo que havia na casa, assim, facilitaria tudo.
Francisco: - O que é que existe além das bicicletas?
Eduardo: - Na sala existem porcelanas e cristais, mais isso não me interessa, é melhor levarmos as coleções de selos do meu pai e moedas raras que deve valer muito dinheiro.
Francisco: - Eduardo, isso não vai valer muito! Só vai dar trabalho, não tem outra coisa mais importante?
Eduardo: - Sim. Acabo de lembrar que no andar de cima, onde fica o quarto da minha mãe, existe um cofre com as joias dela. Eu sei onde está a chave do cofre. Vamos agora! Vamos lá!
Os meninos seguiram todo o percurso e as instruções como planejaram, mas para o espanto, o cofre tinha alarme e em seguida foram pegos em flagrante.
Equipe: Antônia, Maria José e Solange.
GRUPO 4 - Casa com três quartos, cozinha duplex, andar superior com mais três quartos com closet, além de um espaçoso escritório. No andar superior as paredes dos quartos estão revestidas de mármore azul, assim como o quarto de casal. A sala de jantar com porcelana européia, prata e valiosos cristais, paredes recém-pintadas e partes vivas no interior da casa (moda européia). Na entrada da casa, pode-se ver altos arbustos que escondem a entrada. Um jardim extremamente bem cuidado, muros revestidos com pedras portuguesas brancas e um cofre onde há joias de família extremamente valiosas. Aliás, uma coleção também de selos e moedas avaliadas em 10 milhões (como brinde). OBS: porcelana - 1000.000,00; cristais - 350,000,00;joias - 2.500,000,00.
Equipe: Maria Elieuma, Yandra Milene, Jorge Monteiro.

Para introduzir o tema motivador das quatro unidades do TP3 (tema transversal - trabalho), distribui alguns "flashcards" contendo figuras de pessoas (todas elas exercitando alguma ação), fazendo algumas perguntas e, posteriormente, discussões: - Que figuras são consideradas como trabalho? - Que tipos de trabalho são mais valorizados em sua comunidade? - Que tipos de trabalho são menos valorizados em sua comunidade? A partir das respostas, procurei enfatizar aos professores uma maneira/possibilidade de identificar os conhecimentos prévios dos alunos, e a competência sociocomunicativa.
Passei também a música "Garotos de Aluguel" de Zé Ramalho, com a seguinte indagação: - Garotos de programa ou prostitutas podem ou não ser consideradas profissionais?Por quê? Solicitei que fizessem manuseio do caderno TP3, mostrando a diversidade textual presente nas unidades, em que foram discutidos os textos "A cigarra e as formigas - A formiga boa e a formiga má; Lavadeiras de Moçoró, dentre outros. E uma breve discussão da unidade 10 - TP3.

MOMENTOS DA 3 OFICINA - UNIDADE 11 - TP3

Dando continuidade à oficina nº3 - Tipos Textuais, têm-se os seguintes objetivos:

  • Caracterizar sequências tipológicas descritivas, narrativas, injuntivas, preditivas e dissertativa;
No primeiro momento, foi realizado uma dinãmica(warm-up) para introduzir a lição, cada cursista receberia uma ficha contendo tarefas a serem realizadas, como por exemplo: observar uma foto ( que será dada pelo formador) e descrever a imagem, facultado a narração de uma história; através de uma foto a ser observada, propor algum comando, exemplo: ordenar, convocar; imagine que você seja um vidente, e nesse momento prediga algo passível de crédito.
Feita esta atividade, dividiu-se a turma em grupos, para estudo das seções 1, 2 e 3 da unidade 11, escolhendo uma atividade para ser apresentada.
No segundo momento, distribui o texto 9 - unidade 11 - A PESCA - Affonso Romano de Sant´Anna para que produzissem textos a partir dele:
GRUPO 1 - Prosa Narrativa
GRUPO 2 - Prosa Descritiva
GRUPO 3 - Prosa Injuntiva
GRUPO 4 - Prosa Dissertativa

Grupo 1 - O azul anil do céu, propunha um belo dia para pescaria. Joguei o anzol que, com o barulho na água tirou o silêncio. E em pouco tempo, mergulha na água a agulha vertical, o famoso anzol. A água estava calma, o tempo ensolarado e uma leve camada de espuma provocada pelas marés, cobriam a linha da pequena arma de caça marítima. No meio do silêncio, um belo e enorme peixe. Joguei a âncora, de repente no puxar do peixe, vejo fora d´agua sua enorme garganta rosada. O arranco do anzol provocou um rasgão enorme em sua boca. Depois dessa façanha estava aberta a água, aberta a chaga e aberto o anzol. Saiu estabanado da água o ágil-claro aquelíneo (possivelmente um peixe), terminada a pescaria armei a barraca, preparei o peixe, que por sinal estava ótimo, e na macia areia, curti o belo sol que aquela pesca proporcionara.
Equipe: Elieuma, Jorge, Yandra.

Grupo 2 - Numa linda tarde ensolarada, um simples camponês encontrava-se à beira de um rio de lindas águas azuis com um anzol na mão. O camponês silenciosamente joga o anzol sobre a água, que em alguns segundos desce como uma magia. No mesmo instante, a linha começa a esticar, a esticar e algumas borbulhas começam a subir. O silêncio continua, a agulha penetra na garganta do pobre peixe, atravessa a âncora, o pobre peixe indefeso, não arrisca muito a se movimentar. A boca aberta, com o arranco provocado pelo movimento de retirada do peixe, abre um rasgão na sua garganta. Cada vez mais, o peixe se aproxima da superfície da terra, a água abre-se, e cada vez mais a chaga abre-se justamente com o anzol. O pobre peixe em terra, sem forças sobre a luz do sol que o iluminava, terminava sua vida.
Equipe: Antônia, Maria José e Solange.

No momento de avaliação das oficinas, foi pedido que falassem resumidamente por meio de frases ou palavras, o que achou do encontro. Palavras ditas pelos cursistas: enriquecedor, construtivo, harmonioso, desafiador, proveitoso...




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