quinta-feira, 17 de setembro de 2009

A sala de aula: o ilimitável das limitações

























Atividades que não podiam deixar de postar: uma apresentação teatral com os alunos das oitava séries "A" e "B", da Escola Municipal Anselmo Cordeiro Guimarães - Santa Cruz-PE, sob a orientação das professoras Oriana e Dvanete, em que aplicaram duas oficinas - TP3. A princípio, foi feito a interpretação da fábula "A cigarra e a formiga" - boa e a má , a partir de uma encenação, onde a professora Oriana sentiu-se satisfeita com o resultado, visto que a turma se empenhou bastante, confeccionando em conjunto um belíssimo cenário. Após as apresentações, fizeram a comparação dos textos, onde houve a participação de todos expondo sua opinião diante do desfecho dos personagens. E, consequentemente, os alunos criaram uma outra versão para a fábula.

"foi divertido e alguns demonstraram muita criatividade e imaginação"

Dando continuidade, foi confeccionado uma caixa mágica com fantoches surpresas, feitos com palitos de picolés e gravuras, utilizando de duas formas/técnicas:

  • os alunos retiravam um fantoche e contavam uma história, um acontecimento, um poema, enfim, de acordo com a gravura utilizava um gênero textual;
  • o primeiro aluno do círculo (eles se encontravam em semi círculo na sala de aula) retirava um fantoche e começava uma narrativa e os colegas davam continuidade.
Dessa forma, a professora trabalhou vários gêneros textuais produzidos ou relatados pelos alunos. Além disso, foi possível também trabalhar com coesão e coerência, visto que a segunda atividade proporcionou esse estudo, uma vez que, é muito difícil dar continuidade ao pensamento do outro, disse a professora Oriana.
As oficinas aplicadas, permitiu a interação, contribuindo tanto na aprendizagem dos educandos, como diz a professora Oriana, "como também na minha formação como educadora, pois me permitiu inovar minhas aulas tornando-as prazerosas e ricas em aprendizagens".

Sucesso,
Betânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário