quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Socializando algumas atividades - TP5




Atividade: Palavras Desconhecidas
Objetivo: Melhorar a produção de texto; Conhecer o significado de algumas palavras desconhecidas e observar em que sentido elas foram empregadas no texto.
“Primeiro, fizemos a análise do cartaz (anexado ao quadro). Em seguida, coloquei no quadro “Estilo” e abri a discussão: Qual o conceito de estilo? A que esta palavras está relacionada? Deixei que os alunos falassem algo a respeito do que é estilo. Complementei com a minha explanação. Segundo, entreguei uma atividade contendo algumas palavras desconhecidas: defenestração, perfunctório... a cada dupla para que construíssem um texto com essas palavras. Depois, coloquei os significados das palavras para que os mesmos analisassem seus textos. Ao ser entregue a notícia, fizemos a leitura. Em seguida, fiz comentários sobre estilo de linguagem, procurando perceber que cada um tem sua forma/estilo de se comunicar. Em duplas, iriam refazer a notícia, usando a linguagem da pessoa (personalidade, pessoa famosa).
O resultado foi bom, O GESTAR tem ajudado muito o desempenho dessa turma”.
Profª.Solange Alves – Anselmo Cordeiro Guimarães







“No início da aula, foi levantado o questionamento sobre o que os alunos entendiam por estilo. E foi surpreendente quando alguns alunos citaram frases que já tinham ouvido com a palavra estilo, como por exemplo, “menino crie estilo”, “deixe de falta de estilo”, “qual o seu etilo musical, etc. Chegamos à conclusão que estilo: é a “maneira, modo, tipo”. Após a discussão, foi colocado no quadro um cartaz com vários estilos de vestimentas, onde os alunos observaram e chegaram à conclusão que mesmo cada pessoa tendo seu estilo próprio de se vestir, precisa saber que há um tipo de roupa adequado para cada ocasião e lugar. Ainda em relação a “estilo”, a turma foi dividida em grupo de seis componentes, cada grupo escolheu uma pessoa pública ou um personagem que estivesse um estilo próprio, um representante do grupo iria imitá-lo para os demais descobrirem de que se tratava. Aí foi um sucesso, pois todos conseguiram identificá-los.
Com relação à oficina: CONSTRUINDO HISTÓRIA, como se trata de uma 5ª série fiz uma adaptação. Li com eles o texto: Pedro Paulo Pereira Pinto (pag.27 – AAA5-professor). Logo após, pedi que construíssem frases usando uma sequência, ou seja, escolhesse uma determinada letra e construíssem frases que tenha lógica. O resultado foi surpreendente, pois se trata de alunos de 5ª série, e são oriundos de turma multisseriadas, foi aplicada outra atividade sobre “palavra”. Foi lido um verbete original sobre palavra (pg.40) para mostrar que as definições das palavras expressam sua tonalidade. Aí foram expostos alguns títulos como: palavras quentes, palavras frias, palavras pesadas, palavras leves, entre outras. Foi muito bom, segue algumas produções dos alunos:
Construção de Frases: Caio Comeu Coração Cozido; Flávio fez feijoada e farofa; Aparecida apareceu apavorada; Daiane deixou Daniel danado; Carlos Comeu Cocada com Caju.
Sentido das Palavras quentes: fogo, sol, brasa, calor, vulcão; Palavras frias: gelo, sereno, geladeira, freezer; Palavras alegres: palhaço, riso, amor, felicidade, dançar; Palavras tristes: morte, infelicidade, chorar, saudade, despedida, raiva; Palavras claras: água, sol, dia, neve; Palavras escuras: noite, sombra, pneu, pista; Palavras leves: folha, algodão, pena, ar; Palavras pesadas: pedra, ferro, elefante, poste, avião, carro, rinoceronte”.
Profª.Patrícia Antunes- Anselmo Cordeiro Guimarães




“Apliquei na turma de 8ª série referente à coesão e coerência, em que foram entregues palavras desconhecidas para que eles produzissem um texto incluindo as mesmas palavras, e muitos questionaram e falaram que não iam escrever sem saber o significado, após o acontecido foi explicado detalhadamente sobre o contexto, o qual houve sucesso e todos escreveram e apresentaram seus textos, e logo após apresentei os significados e eles releram seus textos. Foi muito divertido, pois os textos eram sem sentido e ao mesmo tempo engraçados. Após as apresentações, abordou-se a importância de conhecer a relevância da ordem dos fatos e o significado das palavras, ou seja, da coesão e da coerência”.
Profª.Meyry Laécia – Escola João Tibúrcio da Silveira


“Foi trabalhado a oficina na turma 5ª série “A” – manhã, o conceito de estilo, em que foram distribuídos em 6 grupos de 6 e 7 pessoas através de sorteios, os estilos foram: de atletas, jornalista, professor, aluno, estilo de moda, modelo, os trabalhos foram confeccionados em cartolinas com figuras com cada estilo e com produções de textos dos alunos. As oficinas de português têm contribuído muito para deixarem as aulas mais inovadoras e consequentemente melhorando a aprendizagem dos nossos alunos”.
Profº.Jackson Amorim – Anselmo Cordeiro Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário